Observatório de Inteligência Tecnológica – OBITEC

Compartilhe

O Observatório de Inteligência Tecnológica (OBITEC/UFCG) é uma iniciativa gerada na UFCG devido a necessidade atual de apoio a gestão da inovação ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT da Universidade Federal de Campina Grande. O Projeto tem como principal apoio o VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação – que é um órgão suplementar da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado ao Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

diagrama

A criação de iniciativas como de um observatório de inteligência tecnológicas permitirá levar a instituição para um novo patamar de apoio ao desenvolvimento tecnológico, e atendendo ao setor produtivos nas suas demandas de geração de tecnologias. O investimento nessa proposta possibilitará melhorar os índices de desenvolvimento tecnológico, aumentando a visibilidade externa da instituição, permitindo a criação de novos canais entre o setor produtivo e a academia, resultando em mais investimento a pesquisa e desenvolvimento com melhoria na infraestrutura, e de forma indireta contribuindo para melhoria do ensino, pesquisa e extensão dessa instituição.

As etapas de atuação do Observatório podem ser compreendida na Figura abaixo:

etapas_obitec

A partir de Janeiro de 2018 estaremos realizando o levantamento de estado da técnica pesquisas científicas para avaliação do potencial de geração de tecnologia. Baixe o formulário e envie para avaliação no OBITEC.


Baixar Formulário de solicitação

<< Download >>

Após o preenchimento envie o formulário para o e-mail: nitt@eq.ufcg.edu.br

(Estamos ajustando o sistema de envio online!!!)


INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA

Busca fornecer informações a academia e a indústria para apoiar a tomada de decisões:

  • no âmbito de um projeto de pesquisa aplicada,
  • de desenvolvimento tecnológico, ou
  • quando se busca proteger uma propriedade industrial de uma tecnologia desenvolvida na instituição.

REALIZAÇÃO DE:

  • estudos como estado da técnica,
  • revisar documentos de patentes para determinar a novidade de uma invenção;
  • estudos de potencial de mercado para validar a comercialidade das tecnologias;

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO

Estudo detalhado sobre as tendências que respondem a quem, como e onde as tecnologias de interesse são produzidas, além daqueles que as exploram comercialmente;

O OBIT disponibilizará à comunidade ACADÊMICA  e ao SETOR PRODUTIVO informações que buscam facilitar e enriquecer a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de tecnologia.

Competncias_Nitt


METODOLOGIAS E FERRAMENTAS

TECH MINING – MINERAÇÃO TECNOLÓGICA

Metodologias para explorar informações sobre tecnologias emergentes para informar a gestão de tecnologia. Resultados de mineração de tecnologia (4 Ps) e análise da tecnologia.

TECHNOLOGY ROADMAPPING (TRM)

Método de gerenciamento usado para suportar o planejamento estratégico tecnológico da empresa. Auxilia na estruturação, desdobramento, comunicação e estabelecimento da visão de futuro da organização e na sua integração com os planos de mercado, produto e tecnologia.

CICLO DE INTELIGENCIA TECNOLÓGICA

ciclo_int

met_prosp