PI em Números

A proteção da propriedade intelectual no ambiente universitário reforça a valorização do conhecimento gerado pelos professores/pesquisadores e favorece a interação das universidades com empresas.

No Brasil, os mecanismos que disciplinam a proteção da propriedade intelectual são o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, pela Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96) e de Proteção de Propriedade Intelectual de Programa de Computador (Lei nº 9.609/98). À Biblioteca Nacional compete a proteção por Direito Autoral (Lei nº 9.610/98) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, compete a Proteção de Cultivares (Lei nº 9.456/97).

Na UFCG, a proteção da PI reforçará a estratégia da Universidade na sua relação com a sociedade, nos termos de sua política institucional. Diversas atividades e ações vem sendo realizadas em articulação efetiva com os professores/pesquisadores e atendimento das demandas da Universidade no que se refere à proteção da propriedade intelectual, valoração e transferência de tecnologia bem como interações com outras instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.

Conheça as tecnologias da UFCG.

Depósitos em 2017
Depósitos em 2016
DEPÓSITOS